O que e SIPAT?
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), trata-se de uma semana que é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho.
A SIPAT é obrigatória?
A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano.
Quem deve fazer a SIPAT?
Conforme a Legislação a SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”. Tornando obrigatória a realização todos os anos, deste evento de prevenção e proteção a saúde dos trabalhadores.
Quem deve participar e organizar a SIPAT?
É muito importante que a CIPA se organize com antecedência para tratar dos assuntos da SIPAT, pois neste evento é possível detectar diversas necessidades da empresa que possam ser supridas durante e após a SIPAT. Trabalhando em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Segurança e Medicina do Trabalho) para desenvolver as atividades que serão realizadas durante a semana.
Quando fazer a SIPAT?
A SIPAT deve ser realizada anualmente, durante uma semana onde são desenvolvidas todas as atividades de prevenção e conscientização dos trabalhadores sobre os riscos existentes dentro da empresa sobre acidentes e doenças ocupacionais.
Quais são os temas que devem ser abordados na SIPAT?
Os temas da SIPAT devem ser definidos pela CIPA e pelo SESMT, após analisar os riscos existentes dentro da empresa, desenvolvendo assim atividades na SIPAT que visem a prevenção desses riscos, conforme a necessidade de cada empresa.
Quem deve participar da SIPAT?
A SIPAT e desenvolvida para que todos os funcionários/colaboradores da empresa participem das ações desenvolvidas durante a semana.
Autor: Jeogen Santos - Rh & Segurança do Trabalho
facebook.com/jeogen
jeogensantos.blogspot.com.br