1º
Platão > Nascido por
volta de 428 a.C. - 347 a.C. Platão foi um jovem aristocrata, duas vezes coroado nos jogos atléticos
nacionais (o apelido “Platão” tem origem em seus largos ombros), seus dons
intelectuais e físicos pareciam reservar-lhe uma brilhante carreira política
numa Atenas que, à época, atinge o seu apogeu. Foi um apologista e professor
dos ensinamentos socráticos. Sua
filosofia era abordada, principalmente, através da matemática, a ponto de ter
escrito em sua porta a seguinte inscrição: “Não entre quem não conheça
geometria.” Dedicou-se também aos estudos da lógica e da metafísica. Mas embora
tenha dado ênfase aos estudos científicos, Platão e sua escola tiveram como
objetivo primordial o ensino da ÉTICA. Sua filosofia buscava “em primeiro
lugar, a conversão da alma; e em segundo lugar... o serviço da Humanidade”.
Acreditava ser a conversão fruto de um aprendizado científico metódico e não
uma mudança súbita.
Fonte:
Obs.:
Platão estuda a lógica da ética, e buscava coloca em sobre a formação da
humanidade, conceituando como forma existencial, dessa forma criando uma visão
mais ampla do que e necessário para a formação do individuo em conjunto com a
sociedade (família, trabalho, escola, e etc.)
2º
Aristóteles
> Nasce em Estagira, 384 a. C. - Atenas, 322 a.C. discípulo de Platão, do qual
bastante divergiu, deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia,
Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do
conhecimento humano na sua época. Foi o criador da Lógica. No seu livro
política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de
Administração pública: Monarquia, Aristocracia e democracia. Independentemente da presença persistente, mais ou
menos subtil, do platonismo e do respectivo “idealismo” em Aristóteles, como
aflorámos já, manifesta na não demissão deste quanto à procura de uma
constituição excelente ou “estado ideal” a verdade é que o intuito manifesto e
declarado do autor na Ética a Nicómaco é
prático, e não de “especulação pura. Acresce que a
conexão entre as éticas e as políticas é pelo próprio Aristóteles expressamente
sublinhado. Procura-se na ética o máximo Bem. Mas ele depende da ciência
suprema e “arquitectónica” por excelência, a Política, à qual todas as demais
se subordinam, e que de todas as demais se serve numa Cidade.
Fonte:
Obs.: Aristóteles
estudava as ciências naturais, colocando para conhecimento de sua época,
criando uma lógica dos acontecimentos, em suas publicações, distribuindo
conceitos de três formas de administração a forma pública, monarquia,
aristocracia e democracia. Demonstrando através destes conceitos a necessidade
de aplica a ética em cada um destes conceitos.
3º
Thomas Hobbes > foi um
filósofo que nasceu em Wesport 5/4/1588, teve com cientistas de sua época, que
foram decisivos para a formação de suas idéias filosóficas, o levaram a fundir
sua preocupação com problemas sociais e políticos com seu interesse pela
geometria e o pensamento dos filósofos mecanicistas. Seu pensamento político
pretende ser uma aplicação das leis da mecânica aos campos da moral e da
política. As leis que regem o comportamento humano, segundo Hobbes, são as
mesmas que regem o universo e são de origem divina. De acordo com elas, o homem
em estado natural é anti-social por natureza e só se move por desejo ou medo.
Sua primeira lei natural, que é a autoconservação, o induz a impor-se sobre os
demais, de onde vem uma situação de constante conflito: a guerra de todos
contra todos, na qual o homem é um lobo para o homem.
Fonte:
http://www.infoescola.com/biografias/thomas-hobbes/
- 12:41
Obs.: Thomas Hobbes, um
filósofo idealista social, onde o mesmo preocupava-se não apenas com as
questões morais, mais também, colocava suas idéias, com base no comportamento
humano, com seus problemas sociais e políticos.
4º
Jean-Jacques Rousseau > (1712-1778),
um dos principais filósofos do Século XVIII, também conhecido como Século das
Luzes. Suas idéias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a
estrutura política e cultural da época. Rousseau
fazia parte daqueles que preconizavam a difusão do saber como meio eficiente
para colocar fim à superstição, à ignorância, ao império da opinião e do
preconceito. Desta forma, acreditava-se contribuir para o progresso do espírito
humano. Destaca-se a importância com que Rousseau tratava a educação e a
família. Para ele esta questão é muito séria, sendo a base da sociedade. Se
formos trazer esta questão para os dias atuais, é evidente que isto não tem
sido valorizado. No Brasil ainda são restritos a uma pequena parcela da
população o acesso às escolas e universidades, o que compromete as
possibilidades no mercado de trabalho, já que o ensino público é de péssima
qualidade na nossa sociedade.
Fonte:
Obs.: Jean – Jacques
Rouseau, filósofo que buscava, conscientizar, que a educação e a melhor forma
de retirar as pessoas da ignorância, criando uma visão realística, em relação a
forma de pensar de uma época cheia de crenças e superstições, vividas e não
questionadas.
5º
Kari Marx > (1818 –
1883) foi um filósofo, cientista
político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito
conhecido por seus estudos sobre as causas sociais.
Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto
Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que
deu origem ao “Marxismo” que baseia
no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma
teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo
forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a
prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir
a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer
dela um instrumento de transformação do mundo a serviço
do proletariado (força de trabalho).
Fonte:
Obs.: Kari Marx,
filósofo fundador das criações de revolução, em busca de melhores condições
sociais, destacando a força do trabalho, como forma de transformação do mundo,
tornando assim uma sociedade mais justa.