Resenha: Analise Critica do conteúdo Apresentado no Filme
O filme "Tempos Modernos" e uma obra criada no ano de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin com um intuito de passar aos telespectadores uma mensagem social.
A obra cinematográfica expressa através de cenas,
A história e rica em detalhes, com o foco de expressar claramente todos os objetivos que o próprio autor quis passar através das cenas, não deixando nada escapar, a troca do trabalho humano pelo trabalho continuo e mais preciso das maquinas, o fato que os trabalhadores sem o seu emprego buscam outras formas para sobreviver, e uma das que o filme relata e o caminho da criminalidade, com os personagens realizando pequenos furtos, e como forma final a interpretação de paternalismo na forma da escravidão, como forma de recompensa mínima, a remuneração apenas para comer, e por final explicito o amor de um operário desempregado, por uma jovem de rua, que todos os dias têm de recomeçar a vida fugindo das normas de uma sociedade que os vêem como algo que não deveria existir, mas sem se preocupar como resolver este problema.
Quem vê o filme, pode ate pensar que as citações, apresentadas se referem ao passado. Será? Desemprego, Criminalidade, Escravidão, Miséria, mas isso e algo que está mais presente do que toda a sociedade imagina, pessoas vão ao trabalho todos os dias para fazer as mesmas coisas, para que no final de um mês de trabalho possam cumprir com suas obrigações, o "mínimo" e lhes oferecidos, isso não da nem para arcar com as necessidades básicas. De acordo com o CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS, Art. 6º regidos pela CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010), viver com o mínimo, não e suficiente, e acaba levando o individuo a procurar outras formas de
sobrevivência, ou cai em na miséria extrema. Como que um cidadão vai conseguir, Educação se não tem como conseguir estudar para ter um emprego que possa sobreviver adequadamente; Saúde se não tem como comprar remédios; Alimentação adequada se não tem como adquirir alimentos; Trabalho digno se não teve como estudar por falta de recursos; Moradia se nem tem como se alimentar imagina moradia; previdência social se não tem renda para garantir uma aposentadoria futura, só se entrar na frente de um carro e se aposentar por invalides se der sorte, de não morrer para acabar com o sofrimento; Segurança essa o cidadão pode, basta roubar para ir preso e ficar seguro pela lei. O filme mostra a realidade de antes, que se reflete hoje.
O filme Tempos Modernos e melhor retrato da sociedade moderna, mostrando do inicio ao fim. Tudo que tem de ser adequado para que todos os indivíduos possam, e tenham uma vida, adequada ao que o cidadão merece, tratamento direto no que falta não uma mascara que não vai resolver só acomodar o problema, que se agrava em um silencioso vento de um furacão que ainda não foi previsto pela previsão do tempo.
A obra de vida de um cineasta preocupado com a sociedade, Charles Spencer Chaplin, (
Jeogen Santos de Araújo, Acadêmico do Curso de Gestão em Segurança do Trabalho – Faculdade Fac-Lions, 2011, uma das frases de Charles Chaplin para mostrar o quanto sua contribuição para a sociedade foi e sempre será importante: