A gestão de qualidade surgiu após a revolução industrial. Até aquela época, os bens eram produzidos do início ao fim pelas mãos da mesma pessoa. O padrão de qualidade era dado apenas pelo construtor do produto. Após a revolução industrial a produção em massa explodiu, e cada produto passava nas mãos de várias pessoas até tomar sua forma final.
Alguns pioneiros como Henry Ford e Taylor começaram a notar que a qualidade dos bens finais estava variando muito e que o mundo industrial precisava de sistemas de qualidade. Sistemas de controle de qualidade passaram a ser criados pelas empresas da época, criando a gestão de qualidade.
Os sistemas de qualidade podem assumir diversas formas. Podemos citar alguns elementos básicos na estrutura de um sistema de qualidade empresarial. Abaixo temos uma lista destes elementos. Eles são:
- Técnicas Estatísticas;
- Controle de compra;
- Controle de design do produto;
- Controle de documentação;
- Treinamento e qualificação de pessoal;
- Aceitação do produto;
- Controle de embalagens e rótulos;
- Registros de tudo;
- Relação com consumidor;
- Teste de equipamentos.
Estes são os principais tópicos que um sistema de qualidade total deve cobrir, a fim de realmente cumprir seu papel de padronizar e manter a qualidade da produção de uma determinada empresa. Cada empresa deve saber adaptar o seu sistema de qualidade às suas necessidades.