Treinamento Comportamental
A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, foi
introduzida em 1947 nos Estados Unidos, e sua ênfase se dá no comportamento
humano dentro do contexto organizacional, ou seja, abrangendo a influência
desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas
diante das organizações.
A partir dessa nova forma de pensar, começaram a surgir os
treinamentos empresariais que tinham como objetivo aprimorar características de
comportamento para aumentar a motivação do funcionário no ambiente de trabalho.
Na verdade, em muitas situações é mais importante que um
profissional, e principalmente um líder, saiba se relacionar ou superar
limitações sociais, que, propriamente, absorver muitos conhecimentos técnicos
sobre um determinado assunto, pois quando ele vai avançando na hierarquia da
empresa, precisa dominar, cada vez mais, os aspectos comportamentais.
Não é de se surpreender que pessoas inteligentes e bem
formadas tenham grandes dificuldades no que diz respeito a questões como
autoconhecimento e capacidade de se relacionar com os outros, pois durante a
sua vida acadêmica não existiu o aprendizado das relações humanas, o foco foi
apenas no conteúdo técnico.
Entretanto, a preocupação com a abordagem comportamental
costuma ser rara dentro das organizações. De acordo com o site
Administradores.com.br “em grandes empresas (que representam a minoria no
país), este é um compromisso que está na agenda há apenas cinco anos. Nas
médias, os treinamentos comportamentais só atingiram 60% delas, enquanto muitas
pequenas ainda nem têm noção da importância ou até mesmo do que seja esse tipo
de projeto.”
Troque experiência com outros profissionais que já
realizaram este tipo de treinamento!
Os objetivos dos treinamentos comportamentais devem estar
alinhados com a expectativa da empresa, antes de provocar a mudança
comportamental, é recomendado realizar uma análise e identificação de
competências a serem trabalhadas nos perfis de cada profissional. Antes de
provocar mudanças é preciso estar preparado para elas.
Se você pretende introduzir a abordagem comportamental em
sua empresa, mas ainda não está seguro quanto a isso, procure estudar um pouco
mais o assunto e busque referências em empresas que já aplicaram esse tipo de
treinamento com sucesso. Converse com pessoas que já participaram em processos
similares. Entenda que benefícios elas perceberam com o trabalho.
Se já realizou algum trabalho comportamental anteriormente
em sua empresa e não teve sucesso, procure obter mais referências sobre os
fornecedores de consultoria do mercado. Peça para que eles o apresentem
detalhadamente sua proposta de trabalho e conheça o consultor que ministrará o
treinamento com antecedência.
É fato, quando conduzidos por pessoas competentes, os
treinamentos comportamentais produzem impactos profundos no comportamento e na
produtividade das pessoas dentro das organizações.
Fonte:
http://www.sipatetreinamentos.com.br/treinamentos-comportamentais.html#ixzz2bTwipX8B