Ciclo de Treinamento
Os processos e ou ações para preparar e desenvolver talentos
através do uso de ferramentas de treinamento devem simplesmente tentar orientar
as experiências de aprendizagem em sentido positivo e benéfico e suplementá-las
com atividades planejadas, a fim de que estes profissionais em todos os níveis
desejados possam rapidamente desenvolver os conhecimentos, habilidades e
atitudes requeridas que trarão propiciarão a todos os resultados desejados.
Precisa ser um processo contínuo de eventos e ações, não adianta acreditar ou
afirmar que somente uma ação é capaz de promover mudanças, não é verdade!
Um ciclo de ações corretas, com diagnósticos bem elaborados,
com bases sustentáveis, objetivos claramente identificados e palpáveis,
indicadores a serem acompanhados e medidos dentro de um período acordado é que
poderão propiciar mudanças, e não um passe de mágica, como muitos ainda
acreditam ser possível.
O processo assemelha-se a um sistema aberto, com entradas
(inputs) consideremos os treinandos e/ou os recursos organizacionais;
processamento ou operação (throughputs) considerando os processos de
aprendizagem individual e/ou os programas propriamente ditos; saídas (outputs)
considerando o alcance dos resultados delineados e esperados, o sucesso, a
eficácia da organização e finalmente, a
retroação (feedback), ou seja, a avaliação dos procedimentos e resultados do
treinamento através das diversas formas disponíveis (avaliações de
aprendizagem, acompanhamento de indicadores, avaliações de desempenho) etc.
A organização como um sistema aberto recebe inputs, planeja
estes inputs em bases sustentáveis, processa-os por meio de adequadas
metodologias de ensino-aprendizagem, acompanha e verifica os resultados e
finalmente mede os mesmos através de indicadores pré-acordados, procurando
torná-los mais adequados aos objetivos.