Ciclo de Treinamento - Treinamento e Desenvolvimento paro o dia 22-08-2013

Ciclo de Treinamento

Os processos e ou ações para preparar e desenvolver talentos através do uso de ferramentas de treinamento devem simplesmente tentar orientar as experiências de aprendizagem em sentido positivo e benéfico e suplementá-las com atividades planejadas, a fim de que estes profissionais em todos os níveis desejados possam rapidamente desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas que trarão propiciarão a todos os resultados desejados. Precisa ser um processo contínuo de eventos e ações, não adianta acreditar ou afirmar que somente uma ação é capaz de promover mudanças, não é verdade!

Um ciclo de ações corretas, com diagnósticos bem elaborados, com bases sustentáveis, objetivos claramente identificados e palpáveis, indicadores a serem acompanhados e medidos dentro de um período acordado é que poderão propiciar mudanças, e não um passe de mágica, como muitos ainda acreditam ser possível.

O processo assemelha-se a um sistema aberto, com entradas (inputs) consideremos os treinandos e/ou os recursos organizacionais; processamento ou operação (throughputs) considerando os processos de aprendizagem individual e/ou os programas propriamente ditos; saídas (outputs) considerando o alcance dos resultados delineados e esperados, o sucesso, a eficácia da organização e finalmente,  a retroação (feedback), ou seja, a avaliação dos procedimentos e resultados do treinamento através das diversas formas disponíveis (avaliações de aprendizagem, acompanhamento de indicadores, avaliações de desempenho) etc.

A organização como um sistema aberto recebe inputs, planeja estes inputs em bases sustentáveis, processa-os por meio de adequadas metodologias de ensino-aprendizagem, acompanha e verifica os resultados e finalmente mede os mesmos através de indicadores pré-acordados, procurando torná-los mais adequados aos objetivos.