Treinamento Comportamental - Treinamento e Desenvolvimento para o dia 22-08-2013

Treinamento Comportamental

A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, foi introduzida em 1947 nos Estados Unidos, e sua ênfase se dá no comportamento humano dentro do contexto organizacional, ou seja, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.

A partir dessa nova forma de pensar, começaram a surgir os treinamentos empresariais que tinham como objetivo aprimorar características de comportamento para aumentar a motivação do funcionário no ambiente de trabalho.

Na verdade, em muitas situações é mais importante que um profissional, e principalmente um líder, saiba se relacionar ou superar limitações sociais, que, propriamente, absorver muitos conhecimentos técnicos sobre um determinado assunto, pois quando ele vai avançando na hierarquia da empresa, precisa dominar, cada vez mais, os aspectos comportamentais.

Não é de se surpreender que pessoas inteligentes e bem formadas tenham grandes dificuldades no que diz respeito a questões como autoconhecimento e capacidade de se relacionar com os outros, pois durante a sua vida acadêmica não existiu o aprendizado das relações humanas, o foco foi apenas no conteúdo técnico.

Entretanto, a preocupação com a abordagem comportamental costuma ser rara dentro das organizações. De acordo com o site Administradores.com.br “em grandes empresas (que representam a minoria no país), este é um compromisso que está na agenda há apenas cinco anos. Nas médias, os treinamentos comportamentais só atingiram 60% delas, enquanto muitas pequenas ainda nem têm noção da importância ou até mesmo do que seja esse tipo de projeto.”

Troque experiência com outros profissionais que já realizaram este tipo de treinamento!
Os objetivos dos treinamentos comportamentais devem estar alinhados com a expectativa da empresa, antes de provocar a mudança comportamental, é recomendado realizar uma análise e identificação de competências a serem trabalhadas nos perfis de cada profissional. Antes de provocar mudanças é preciso estar preparado para elas.

Se você pretende introduzir a abordagem comportamental em sua empresa, mas ainda não está seguro quanto a isso, procure estudar um pouco mais o assunto e busque referências em empresas que já aplicaram esse tipo de treinamento com sucesso. Converse com pessoas que já participaram em processos similares. Entenda que benefícios elas perceberam com o trabalho.

Se já realizou algum trabalho comportamental anteriormente em sua empresa e não teve sucesso, procure obter mais referências sobre os fornecedores de consultoria do mercado. Peça para que eles o apresentem detalhadamente sua proposta de trabalho e conheça o consultor que ministrará o treinamento com antecedência.

É fato, quando conduzidos por pessoas competentes, os treinamentos comportamentais produzem impactos profundos no comportamento e na produtividade das pessoas dentro das organizações.




Fonte: http://www.sipatetreinamentos.com.br/treinamentos-comportamentais.html#ixzz2bTwipX8B