O QUE DIZER NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Em uma entrevista de emprego durante a seleção, o entrevistador sempre busca obter informações suficientes para avaliar se o candidato tem ou não a capacidade e as características para desempenhar as funções do cargo e se ele se adapta a rotina da empresa.

O candidato deve chegar preparado para a entrevista, conhecendo as principais informações sobre a empresa (internet, jornais, contatos), sobre o cargo a ser preenchido e sobre o entrevistador.

A pergunta "fale um pouco sobre você" é clássica e corresponde a uma auto-apresentação, que deve ser preparada com antecedência e a resposta não deve levar mais do que 3 minutos, onde devem ser explicitadas, de forma objetiva, concisa e direta:

1º - origem;
2º - formação (escolar, profissional);
3º - experiência (profissional, pessoal);
4º - objetivos (de vida e de carreira); e
5º - expectativas (com o cargo, com a empresa).
6º - Recomendações gerais: o candidato (vestido de forma elegante e discreta) deve ser franco, honesto e afável e olhar nos olhos do entrevistador, ser discreto mas sempre demonstrando interesse no processo seletivo ao qual está participando.



Exemplo: 
Pergunta: Fale um pouco sobre você?


Informação Pessoal: Eu sou (Coloque o seu nome), tenho (Coloque a sua idade), Sou (Solteiro, Casado), Eu tenho (Filhos)/ Eu não tenho ( Filhos), atualmente estou morando com (Pais, Sozinho).



Formação Acadêmica: Me formei no curso (Informar o nome da instituição e também o nome do curso realizado), 



Formação Profissional: Eu já trabalhei na empresa (Nome da empresa), durante (Informar o tempo que ficou na empresa), realizei as funções (Demonstre apenas as atribuições relacionadas com o cargo que está pleiteando), e informe no máximo três experiências profissionais,



Interesse Profissional e Pessoal: (Para conclusão informe os seus objetivos na empresa) eu tenho interesse em alcançar uma posição de destaque dentro da empresa, um cargo superior que você tenha interesse, deste modo irá demonstrar ao selecionador o seu interesse em crescimento dentro da empresa, não esquecendo de mencionar se tem interesse em estudar, fazer uma pós-graduação ou especializar - se para realizar as funções nos cargos com maior eficiência).



E primordial formular um perfil padrão, pois ele poderá ser utilizado em suas próximas entrevistas, fazendo com que você obtenha o sucesso, e consiga a tão sonhada oportunidade de emprego.



Fonte: jeogensantos.blogspot.com.br
Jeogen Santos
Gestão em Segurança do Trabalho - FACLIONS/2011
Gestão em Recursos Humanos - FACULDADE OBJETIVO/2013 (4º Período)