Pesquisa de clima organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

Objetivo Geral Analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.

Objetivos Específicos da Pesquisa
  • Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização;
  • Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato;
  • Permitir melhoria do clima organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho;
  • Identificar, avaliar e monitorar o impacto das intervenções contempladas na Pesquisa de Clima Organizacional no decorrer do tempo.
  • Criar meio, junto aos colaboradores, para o aperfeiçoamento da comunicação;

Produtos Esperados
Através da avaliação e correção dos problemas identificados, espera-se que a Pesquisa produza os seguintes resultados, de acordo com as possibilidades de realização, conforme os prazos abaixo:
  • Melhoria contínua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização;
  • Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho;
  • Melhorar a comunicação na organização;
  • Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos;
  • Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal;
  • Aprimoramento das políticas de Responsabilidade Social adotadas pela organização, gerando resultados satisfatórios aos seus grupos de interesses (Clientes Internos e Externos, Colaboradores, Fornecedores, e a Sociedade);
  • Possibilitar uma adequada gestão do conhecimento;
  • Melhorar o comprometimento e conhecimento dos colaboradores em relação aos objetivos da organização;
  • Desenvolver e capacitar as lideranças;
  • Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da organização na visão dos colaboradores, permitindo assim a melhoria do nível de satisfação destes.
  • Melhoria das condições de infra-estrutura para o trabalho;
  • Oferecer condições para o desenvolvimento e a inovação;
  • Oferecer condições satisfatórias de trabalho, de acordo com os interesses dos colaboradores;

Fonte: WIKIPEDIA